Tendências mundiais de decoração para 2020

Conheça o que ditará as tendências no segmento de decoração de interiores e veja as que mais se identificam com seu estilo

O ano de 2019 está chegando ao fim e, com ele, começam as retrospectivas sobre o que passou e as expectativas para 2020. Reflexões que valem tanto para a vida pessoal, profissional e, por que não, para o lar? A nossa casa costuma ser uma mistura em constante evolução de tudo o que amamos e aproveitar a mudança de ano para dar uma atualizada é sempre uma ótima ideia.

Quer você seja um seguidor assíduo das tendências ou ignore-as completamente, o fato é que não há como escapar, elas estarão por toda parte. Pensando nisso, preparamos um compilado das principais, para que você identifique a que tem a ver com o seu estilo. Não significa que você precise mudar radicalmente ou descartar tudo o que tem, mas é uma maneira de entender como o design impacta na forma como vivemos em nossos lares.

Simplicidade: provavelmente você já ouviu a expressão “menos é mais”, não é mesmo? É justamente sobre o que se trata esta tendência – promover espaços descontraídos e neutros, por meio de escolhas criteriosas e conscientes por objetos de qualidade superior, no lugar das compras por impulso e que pouco agregam ao ambiente. Na simplicidade também está implícito um conceito de minimalismo, no qual todos os materiais devem usar o mínimo possível de recursos, de forma inteligente e econômica.

Conforto: transforme os cômodos da sua casa em ambientes mais convidativos e aconchegantes com a disposição de almofadas, mantas e pufes confortáveis.

Inspiração Abstrata: padrões geométricos arrojados, desenhos compostos por linhas e blocos de cores em busca de mais descontração e emoção na decoração. São essas as ideias por trás da tendência, que busca trazer fluidez, diversão e personalidade aos ambientes.

Direto do Oriente: elementos de design elegante e minimalista japonês são destaques para o próximo ano, representado em texturas de sedas, motivos de pássaros, estampas orientais estilizadas e formas de móveis. Reinam também a organização, limpeza e paleta de cores calma e suave.

Glamour: que tal trazer um toque de ousadia, mesclando referências retrô à sua casa? A ideia aqui é combinar a elegância de móveis de curvas arredondadas e forma fluidas, com papeis de parede, veludos e franjas.

Combinando tons: salas monocromáticas, com móveis e paredes em tons semelhantes, trazem um ar de camuflagem que combina beleza e relaxamento.

Menos paredes: amplitude é a bola da vez. Derrubar paredes e agregar espaços, como, por exemplo, a cozinha e a sala de jantar é cada vez mais comum, trazendo conforto para o lar, conexão entre os espaços e uma sensação de liberdade.

Não é preciso mudar completamente para incorporar algumas tendências e dar aquele toque especial à sua casa. Afinal, o essencial mesmo é viver em um ambiente que proporcione aconchego e conforto, onde você consiga relaxar e recarregar as energias para conquistar tudo aquilo que almeja.

Algo que pode ser considerado uma megatendência e, pelo jeito, definitiva, é a atenção que se dá à origem dos produtos que se adquire, seja na construção ou na decoração. Fique atento, pesquise, vá em busca de informações. Procure saber se os produtos que você adquire têm meios de produção ambientalmente corretos e certificados por órgãos competentes. Se a matéria-prima é de origem certificada e manejada seguindo normas ambientais. Tendência é compreender que o ato de consumir tem impacto em toda a cadeia, do começo ao fim, certo?

[imagem de deca.com.br – Arquiteta Flavia Ranieri]

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!