Água de reuso: dicas para aproveitar este recurso

Confira o conceito, suas aplicações e use esse recurso de forma sustentável

Com a escassez de água crescente e frequentes crises hídricas em diferentes regiões do Brasil, tornou-se comum ver nas ruas das cidades placas indicativas de que “este estabelecimento/condomínio utiliza água de reuso”. Porém, você sabe exatamente o que isso significa?

Água de reuso é aquela que recebe uma nova finalidade após a primeira utilização e antes de ser direcionada à rede de esgoto. Normalmente, provém de duas origens: água da chuva (pluvial) ou a chamada água cinza (sai de pias ou ralos e não contém uma carga de poluição elevada), e devem passar por processos de controle de qualidade sempre que necessário, a fim de evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Dicas

Confira as dicas da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para aplicação da água de reuso em empreendimentos residenciais e comerciais para fins não potáveis:

  • Irrigação paisagística: jardins, gramados, hortas ou telhados verdes;
  • Usos urbanos não-potáveis: descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos e de ruas;
  • Usos diversos: em construções, para controle de poeira, hidratação de animais.

Viabilidade

A reutilização da água depende da implantação de sistemas de captação e armazenamento, portanto, considerar esta ideia durante o planejamento de construções novas ou reformas é essencial para viabilizar as modificações hidráulicas necessárias ao projeto. Contar com uma avaliação de um especialista também é fundamental, já que é preciso entender as particularidades de cada edificação, a vazão da água e a melhor tecnologia para a filtragem, descontaminação e tratamento.

O resultado de investimentos como este se dá em termos de economia no consumo de água da concessionária e na redução na utilização da rede de esgoto, além da possibilidade de contar com fonte contínua de abastecimento para diferentes fins.

Você já sabe, mas não custa reforçar: utilizar os recursos naturais com consciência é uma atitude essencial para a vida e para o futuro do planeta. Faça a sua parte e contribua para um mundo mais sustentável!

Importante: água de reuso é uma boa ideia. No entanto, continua indispensável usar com cuidado e medida a água tratada que sai das torneiras. Por isso, Deca e Hydra têm em seu portfolio uma série de soluções especialmente desenvolvidas para o uso sustentável dos recursos hídricos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!