Conta de água subindo? Pode ser a válvula da descarga com vazamento

A conta de água está aumentando e você desconfia de vazamento? Pode ser a descarga! Confira em duas dicas se a válvula necessita de reparo.

Se essa situação não aconteceu na sua casa, provavelmente você já ouviu a história de algum conhecido que tomou um susto ao receber a conta de água. De um mês para o outro, o consumo – e o valor – aumentam significativamente, sendo que o padrão de uso não mudou na mesma proporção ao longo do período. Ou, ainda, mês a mês a conta de água foi revelando um aumento progressivo e injustificado.

Estas duas situações disparam um sinal de alerta: há algum vazamento e é necessário tomar uma providência para contê-lo o quanto antes, afinal, desperdício é prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente.

A boa notícia é que nem sempre você vai precisar contratar um profissional para resolver o problema.  Dependendo do vazamento você mesmo consegue identificar o problema e realizar os reparos, principalmente se estiver relacionado à válvula da descarga.

Duas dicas bem simples que servem para vasos sanitários com ou sem caixa acoplada, pois muitas vezes o vazamento não gera uma movimentação de água tão perceptível à primeira vista:

  • Pó de café: sabe aquele pó usado que vai para o lixo após o café? Saiba que ele pode ter uma grande utilidade na identificação de vazamentos. Basta despejar uma colher dentro do vaso sanitário. Se ficar depositado no fundo do vaso, significa que está tudo bem, mas se for cortado por filetes de água ou se desmanchar, é sinal de que há vazamento.
  • Retirada de água: você vai precisar de uma luva, um balde e um copo descartável. Coloque as luvas e utilize o copo para retirar o máximo de água de dentro da bacia, e despeje em um balde. Espere alguns minutos e veja se houve aumento no nível da água. Em caso positivo, é possível a existência de vazamento na válvula de escape da água.

A maioria dos vazamentos nos vasos sanitários está relacionada a problemas com as válvulas de escape, que acabam se deteriorando com o tempo e o uso devido ao acúmulo de sujeira e de sais minerais presentes na água. Com isso, a vedação fica comprometida e acaba sendo preciso trocar todo o conjunto. E você mesmo pode colocar a mão na massa para executar o serviço, basta seguir as instruções e o passo a passo que vem junto do produto. Se você necessitar, também pode buscar na internet outras dicas.

Dica de Produto: Com kits de reparos Deca e Hydra, consertar uma válvula de descarga é uma tarefa fácil e acessível. Além de economia na conta, você vai contribuir diretamente com o uso consciente e a preservação deste recurso tão valioso que é a água.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!