Posso colocar qualquer piso na minha garagem?

Escolha requer atenção especial para que o piso resista às condições do ambiente

Esse assunto é para quem tem casa. Sabe a garagem? Aquele espaço de passagem, onde você estaciona o carro e guarda um monte de coisas e ferramentas? Quando a gente resolve reformar, sempre deixa a garagem de lado, mas tem horas que a garagem fica tão esquecida que precisamos cuidar especialmente dela. Será que precisa investir em um piso especial ou posso usar aquelas sobras da reforma de outro cômodo da casa? Ter dúvidas no momento de escolha do piso para a garagem é uma situação comum. Quais características o piso deve ter? Que revestimento é mais seguro?

A garagem, assim como qualquer outro ambiente da casa, possui características específicas que devem ser analisadas antes da decisão do piso a ser instalado. Em primeiro lugar é um ambiente externo e, ainda que não seja necessariamente uma área descoberta ou aberta, o carro pode trazer água e sujeira da rua em dias de chuva. Isso já nos leva a outro fator importante a ser considerado: a resistência a manchas e a facilidade de manutenção e limpeza. Além disso, um carro pesa entre 850 e 1500 quilos, o que demanda uma estrutura de alta resistência ao tráfego.

Portanto, já sabe: não é qualquer piso que pode ser instalado em uma garagem. Confira alguns pontos essenciais a serem considerados:

  • Fabricação: escolha marcas reconhecidas pela qualidade e que tenham processos produtivos sustentáveis. Assim você terá mais respaldo sobre a qualidade da matéria-prima do produto que está adquirindo;
  • Resistência: avalie se o piso tem a resistência necessária para suportar o peso e movimentação do carro. Isso reduz o risco de afundamento ou de quebra;
  • Limpeza: verifique como o piso se comporta com o derramamento de óleo ou sujeira. É fácil de limpar e não retém manchas?

Tipos de piso

Entre as opções disponíveis no mercado, os pisos cerâmicos antiderrapantes são econômicos e reconhecidos por sua alta resistência ao trânsito e versatilidade de cores, texturas e formatos, além de serem fáceis de limpar e altamente resistente a manchas. Já os porcelanatos, por seu processo de produção mais complexo, oferecem um visual mais sofisticado e ainda mais variedades (padrões esmaltados, madeirados, marmorizados ou texturizados) para se adequar ao estilo do ambiente, também com a característica de fácil limpeza.

Fazer escolhas conscientes durante a obra resultará em mais funcionalidade e segurança para seu lar, além de economia para o seu bolso. Um piso que dura mais exige menos manutenção. Portanto, avalie as possibilidades antes de tomar uma decisão, considerando os impactos de longo prazo que aquela escolha vai lhe trazer. E, depois de feita a escolha, cuide da manutenção do seu piso de acordo com as indicações do fabricante para uma vida útil prolongada.

Dica de Produto: os produtos da Ceusa destinam-se aos consumidores que desejam aliar qualidade, praticidade e estética. Tudo em constante preocupação com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. O lixo industrial é reciclado e a água necessária para a fabricação das peças é totalmente reutilizada no próprio processo, sem lançamento de efluentes na natureza. Além disso, são utilizados modernos equipamentos de captação de pó, o que garante a retenção do material particulado. Consulte o catálogo Ceusa clicando aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!