Como escolher um piso pelo conforto térmico

O que é conforto térmico e por que você deve levar isso em consideração ao escolher seu novo piso

Em um país como o Brasil, tão grande e tão diverso, há certas regiões em que a temperatura é alta o ano todo, outras, em que as estações são mais marcadas, com a alternância de meses mais frios, alguns mais úmidos e outros de calor, e assim sucessivamente. A prevalência do clima, aliada às diferentes necessidades ao longo da vida, como ter filhos pequenos ou pessoas idosas na família, pessoas alérgicas ou mais sensíveis, ou mesmo alguma preferência da gente em relação a texturas ou cores na decoração demanda diferentes possibilidades de escolha. Diante dessas variações, manter sua casa aconchegante e agradável à sua convivência pode ser desafiante, não é mesmo? Por isso que um questionamento importante que você deve se fazer ao escolher um novo piso é sobre o conforto térmico que ele proporcionará.

O conforto térmico de pisos é a característica que permite que a sensação, em um contato com a pele, não seja nem tão fria, nem tão quente, independente da temperatura do ambiente externo. A primeira coisa, então, é entender qual a dinâmica das estações onde você mora, para então definir o tipo de piso mais interessante para contribuir com o conforto térmico da sua casa.

Laminados e vinílicos – proporcionam um toque mais “aquecido” ao ambiente por serem isolantes térmicos, tornando-se ideias para regiões com maior amplitude térmica ao longo do ano. É comum optar por este tipo de piso para quartos, por exemplo. Atende mais as necessidades de pessoas mais sensíveis a ambientes com sensação fria.

Cerâmicos – promovem mais frescor, por não reterem o calor, e tornam o ambiente menos aquecido, sendo ideias para locais com altas temperaturas durante o ano todo, como as regiões Norte e Nordeste, onde são largamente utilizados em todos os ambientes, não só nas áreas molhadas.

Ao analisar o conforto térmico de pisos e escolher um produto mais adequado às suas necessidades, você toma uma atitude que pode poupar energia. Acredite: isso porque o piso escolhido contribuirá diretamente para manutenção do equilíbrio da temperatura na casa, aumentando a sensação de bem-estar de toda família e racionalizando o uso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado.

Então, já sabe: na hora de escolher um novo piso, lembre-se que a estética é importante, mas também é essencial considerar a questão do conforto térmico.

Dica de Produto: a Duratex tem uma gama de possibilidades em seu portfólio de pisos, tanto laminados e vinílicos quanto cerâmicos, nos mais diferentes tons e padrões para combinar com seu projeto e deixar sua casa ainda mais confortável.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!