Decorando um banheiro pequeno

Você não consegue mudar a metragem. Mas planejando bem a decoração de um banheiro pequeno, expande a ‘sensação de espaço'

Comprou um apartamento na planta e, na entrega das chaves, descobriu que o banheiro era mais apertado ou pequeno do que parecia? Ou já está cansado de entrar no seu lavabo e se deparar com aquele mesmo ambiente há anos? Independente de qual seja a sua situação, com dicas inteligentes sempre dá para melhorar e fazer um ambiente ter uma sensação maior de espaço. Por mais que você não consiga mudar a metragem destinada ao seu banheiro – a menos que esteja considerando quebrar algumas paredes – existem algumas possibilidades de mudanças simples e acessíveis, que tornam seu espaço mais eficiente e funcional. Confira a seguir: 

Louças: a escolha da cuba e da bacia faz toda a diferença na composição do espaço, pois há diversos tamanhos e possibilidades. Portanto, atente-se para a área disponível e escolha um modelo compatível. E, dependendo da sua escolha de cuba, nem precisará de quebra-quebra para instalar o novo modelo.

Pintura: optar por cores claras para superfícies grandes e deixar os tons escuros apenas para os detalhes é uma ótima saída para ampliar a sensação de espaço. Você pode aproveitar que está com a mão na tinta e pintar os armários, seguindo a mesma regra de claro e escuro. Mas, antes, lembre-se de verificar se a tinta é adequada para o tipo de material. Se não quiser pintar, considere trocar os paneis das portas por padrões mais claros e lisos.

Iluminação: uma atualização significante que você pode fazer envolve a iluminação, que tem o poder de dar a sensação de frescor e amplitude. Estruturas antigas e certos tipos de lâmpadas projetam sombras e tons estranhos, então que tal optar por lâmpadas eficientes em LED em tonalidades amarelas e abusar da luz natural sempre que possível?

Revestimentos: variar na escolha de revestimentos é uma ótima opção para quebrar a monotonia e trazer mais alegria e arejamento ao ambiente.

Prateleiras: já falamos sobre sua versatilidade, mas não custa reforçar o quanto as prateleiras são ideais para banheiros pequenos, ajudando no armazenamento e organização de cosméticos ou na decoração.

Planejados com gavetas: investir em móveis planejados é o segredo do sucesso da otimização do espaço de armazenamento. E uma dica infalível é adicionar gavetas, que facilitam a organização dos itens e ampliam a área útil. Embutir armário atrás do espelho também é uma ótima maneira de otimizar o espaço sobre a bancada. Não esqueça de exigir madeiras com garantia de procedência.

Banheiros pequenos podem ser um desafio de design e decoração, mas com a combinação certa de louças, cores, decoração e iluminação, é possível criar a sensação de um espaço muito maior e otimizar o espaço do ambiente.

[imagem do post: projeto Leo Shehtmam, CASACOR 2019]

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!