Atenção ao sentido de assentamento de pisos e revestimentos

Tomar cuidados simples e observar detalhes que você aprende aqui pode significar mais economia e menos resíduos na sua obra

Comprou aquele revestimento lindão e chegou a hora de assentá-lo? Oba! Essa é a hora mais legal de renovar a casa. Mas, você verá que vale a pena seguir a gente aqui e aprender dicas valiosas para assentar corretamente seu revestimento novo. Se na matemática a ordem dos fatores não altera o produto, o mesmo não podemos dizer para o processo de revestimento cerâmico de pisos e paredes, seja de áreas internas ou externas. Isso porque o sentido de assentamento da peça é um ponto crucial para o resultado, impactando na aparência, cor e brilho.

Independente se a placa é decorativa, com efeitos em alto relevo ou texturizada, ou lisa, existem motivos específicos para que o assentamento seja feito seguindo o mesmo padrão, caso contrário, o efeito visual desejado não será alcançado. Tem um vídeo no canal Escolhas que Duram, no YouTube, e que está aí abaixo na página onde você confere um bom exemplo de como instalar as peças corretamente.

Ainda que muitos profissionais da área conheçam a importância do sentido de assentamento, é sempre bom orientar e reforçar, afinal, esta medida pode representar uma economia de recursos e resíduos, evitando desperdício de material e reduzindo o tempo de obra. Uma atitude sustentável não só ao ambiente, como também ao seu bolso!

Confira as etapas fundamentais de planejamento do assentamento perfeito:

  1. Identifique o tamanho da área a ser revestida e sempre compre considerando uma margem de segurança;
  2. Misture peças de caixas diferentes para garantir a harmonia de tonalidade e efeito do produto;
  3. Siga o sentido de assentamento indicado na parte de trás das peças (muratura) e posicione todas com a seta indicando para o mesmo sentido ou com os textos no sentido de leitura.

E algumas dicas para manutenção do seu piso ou revestimento cerâmico.

  • Limpeza rotineira: basta o uso de água com detergentes domésticos ou vinagre de álcool;
  • Limpeza pesada: em caso de manchas, use vinagre de álcool puro no local por 10 minutos e esfregar com esponja macia;
  • Não use ácidos;
  • Proteja contra o contato com areia ou elementos abrasivos, pois podem provocar riscos em superfícies brilhantes, sem possibilidade de remoção.

Dica de Produto: os pisos e revestimentos Ceusa vêm marcados com uma seta na parte de trás das peças, o que facilita o processo de assentamento e minimiza a ocorrência de erros durante a instalação. Ah, e é cada modelo, um mais lindo do que outro!

Já vai?

Então, inscreva-se na nossa newsletter e receba atualizações de novos conteúdos!